Quem somos? (ou “Por que Deus não existe”)
Se Einstein estava certo (e todas as pesquisas até agora mostram que estava), e=mc² (energia é igual a massa vezes o quadrado da velocidade da luz).
Se energia é massa, e vice-versa, então tudo no universo pode ser entendido como energia.
Se tudo no universo é energia, então prazer, eu sou energia – assim como você, seus pais, seu cachorro, as plantas, a água, enfim tudo. Não pura, pois passou por transformação para se tornar massa.
Algumas religiões dizem que o homem foi feito à imagem e semelhança de um deus, o que não tem sentido nenhum. O que talvez possa ser dito, em uma visão científica da origem do homem a partir da fórmula elaborada por Einstein e pelas teorias mais aceitas atualmente, é que todos viemos de um mesmo lugar, de uma mesma coisa.
A partir disso, pode-se dizer que somos essencialmente irmãos, não no significado religioso do termo, mas porque o material do qual somos feitos é o mesmo desde sempre, desde o início: energia.
Energia não é boa nem ruim, ela apenas é. A interpretação e o seu uso são responsabilidades nossas. Por isso não faz sentido acreditar que um outro ser nos guia, nos observa, nos pune, nos premia.
Acredito que, quando cada um de nós entender a importância e a grandeza disso, os problemas que as pessoas têm com as outras estarão a meio passo de ser resolvidos.
(Publicado posteriormente no meu perfil do orkut.)