Yahoo! Mail: de cara nova e mais poderoso
Átila Cavalcante
24/10/2006 (publicado originalmente na PC World ou no UOL)
O Yahoo! acaba de modernizar a interface do seu serviço de webmail, seguindo a tendência da “Web 2.0” já adotada por Gmail e Windows Live Mail.
Mais atraente e ainda em versão beta, a interface está muito parecida com a de um cliente de email tradicional. A semelhança do layout com programas populares (como Mozilla Thunderbird e Microsoft Outlook 2003) é a maior entre os três concorrentes.
Uma das vantagens oferecidas pela tecnologia Ajax (uma das bases da Web 2.0) na nova interface é o tempo de carregamento das mensagens. Como não precisa recarregar a página toda, a visualização dos emails está consideravelmente mais rápida que na versão anterior.
A nova versão do serviço de webmail do Yahoo! está mais poderosa que a do serviço da Microsoft, por exemplo, pois apresenta mais features e oferece diversas opções de configuração e personalização, como criação de filtros de mensagem. Mas, ao contrário deste, não permite a troca das cores da interface – uma característica interessante, mas longe de ser essencial.
Um hábito comum no desktop que os usuários poderão utilizar no novo Yahoo! Mail é o botão direito do mouse, que agora apresenta um menu contextual para os elementos (como as mensagens). Presente no Live Mail, esta função oferece ao usuário opções de gerenciamento e amplia o poder da interface. Além disso, o serviço permite usar atalhos de teclado, bastante úteis e práticos.
SPAM e publicidade
Praga da vida digital online, o SPAM não tem vez no Yahoo! Mail. Quer dizer, quase. Apesar de contar com um sistema que reduz o número de SPAMs nas caixas-postais, ele ainda depende da ação do usuário para saber quais mensagens realmente são lixo eletrônico.
Como no Gmail, é fácil marcar uma mensagem como SPAM. A opção para isso é clara e está disponível no menu contextual do botão direito (clicando na mensagem) e na sempre visível na própria interface. Já no Live Mail, não fica claro como fazer isto – seria a opção “Relatar e excluir”?
Outro diferencial do Y! Mail é o aviso de nova mensagem na barra de título da janela do browser. Mesmo com a janela minimizada, é possível saber se há novos emails, pois o número de novas mensagens aparece no início do título. Ele também verifica automaticamente, a cada 10 minutos, se há novos emails. Dos concorrentes, apenas o Gmail possui função similar, enquanto o Live Mail exige uma ação do usuário para fazer a verificação.
A publicidade no Yahoo! Mail ocupa um espaço considerável na interface, com uma grande área à direita da interface, mas também presente em pontos específicos. Similar ao Live Mail, que possui uma propaganda enorme no topo da tela e outra mínima no canto inferior esquerdo, e bem diferente do Gmail, com textos publicitários apenas na tela de leitura das mensagens.
Bom, mas incompleto
Apesar de muito atraente e mais fácil de usar que a versão anterior, a transição do Y! Mail para a Web 2.0 ainda não está concluída.
Como é uma versão beta, apenas alguns usuários podem optar por usar a nova interface (com a possibilidade de voltar para a interface anterior). E muitas ferramentas ainda não possuem versões com o novo look’n feel. As opções de configuração relativas a contatos, contas, endereços, filtros de mensagem, email POP e redirecionamento são exibidas com o design anterior.
Vale mencionar que, nos testes efetuados, o novo Y! Mail enviou mensagens sem problemas e recebeu quase instantaneamente, assim como os outros concorrentes.
O Live Mail, no entanto, enviou uma resposta automática ao remetente de uma das mensagens recebidas, alertando que o endereço de destino não estava disponível. O curioso é que, apesar do alerta, a mensagem chegou corretamente ao Live Mail.