Toolbar, para que te quero?
Google, MSN, Yahoo! e AltaVista oferecem ferramentas de navegação que facilitam a vida do internauta
Átila Cavalcante
14/02/2004 (publicado originalmente na PC World)
O objetivo delas é tornar a vida mais prática e simples, apesar de ser difícil decidir com qual ficar. Longe de ser um problema, a quantidade de opções e recursos é outra qualidade das toolbars – barras de ferramentas, em português.
As quatro barras resenhadas – Google Toolbar, MSN Toolbar, Yahoo! Companion e AltaVista Toolbar – têm versões oficiais disponíveis apenas para o navegador Internet Explorer (a partir da versão 5.0). Com funções em comum ou “emprestadas”, cada uma traz suas vantagens sobre as outras.
Preferida por muitos já em uma de suas primeiras versões (1.1.62-big/pt), a Google Toolbar (http://toolbar.google.com) faz buscas em toda a Web, no site em que o internauta está navegando, traz o botão “I’m Feeling Luck!” (Estou com sorte) – representado por um trevo de quatro folhas –, procura imagens e termos no Grupos Google e no Google Diretório. Permite ao internauta votar a favor ou contra uma página e apresenta a colocação do site no ranking do Google – de 0 a 10.
Além disso, possui um botão para obter informações sobre a página, links relacionados e diretório em que está listada no Google Web Directory. Há outros dois botões: o primeiro sobe um nível no endereço do site; o outro destaca em amarelo na página os termos procurados (este recurso está presente também na barra do MSN e do AltaVista).
Assim como o Google, a Microsoft colocou em sua MSN Toolbar (http://toolbar.msn.com), versão beta 1.0, recursos exclusivos, como o acesso instantâneo ao Hotmail, ao MSN Messenger (que abre o software se este já estiver instalado) e ao My MSN (área pessoal disponível para quem é cadastrado no .NET Passport – www.passport.net). A barra traz ainda botões para o site MSNBC News e para ativar o Pop-up Guard, que bloqueia as medonhas janelas pop-up (para autorizar um site a mostrá-las, clique em Options > guia Toolbar Buttons > Pop-up Guard Settings > guia Allow List).
Nas opções de busca, o usuário pode pesquisar notícias da MSNBC (em inglês), a MSN Encarta, o MSN Money, Shopping, Movies, o White Pages (para buscar pessoas) e o Yellow Pages (busca de empresas).
Se você achou muito, prepare-se para o Yahoo! Companion (http://br.companion.yahoo.com), que está na versão 5.1.6.0. Não é necessário, mas recomenda-se ter uma conta no Yahoo! Mail para poder tirar proveito de todas as funções desta barra.
A Companion tem de tudo. Quer mandar cartões? Quer saber o clima da sua cidade? Passar cantada no bate-papo? Abrir o Yahoo! Messenger? Para tudo, basta um simples clique. O problema dessa overdose de funções é que, se quiser deixar à vista todos os botões, o usuário precisará esconder o texto dos botões em Personalizar > Mostrar só ícones.
A impressão é que a barra deixa um pouco de lado a pesquisa, já que, além da busca simples, traz apenas pesquisa no Yahoo! Leilões, de cotações de papéis dos EUA e da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
O excesso de botões também é um grande problema da AltaVista Toolbar (http://toolbar.altavista.com), versão 1.22. Grande, mas provavelmente o único.
Entre as suas diversas vantagens, está o botão “Translate”, do mecanismo Babel Fish Translation, que tornou ainda mais fácil traduzir termos e sentenças simples. Basta escolher entre digitar no campo de busca, copiar o texto (não é preciso colar) ou selecionar o texto na página. Depois, clicar em Translate e optar pelo idioma em quem está o termo e para qual você deseja que ele seja traduzido (as opções abrangem dez idiomas).
Há muitas outras funções, como a AltaVista Calculator (digite a equação no campo de busca e clique em “Calculate”), o Pop-up Blocker (para bloqueio de janelas pop-up, porém sem lista de endereços autorizados) e o Last Search (que refaz a última pesquisa).
Depois desta enchente de botões, recursos e novidades, vale a pena testar todas as toolbars para descobrir qual delas atende melhor às suas necessidades. Se não conseguir decidir, o jeito é aumentar a resolução do seu monitor para não perder espaço demais na tela.





















