Design e qualidade Apple. Agora no seu PC

Mais do que uma benevolência da Apple com os seguidores do Windows, o novo iTunes é uma jogada de marketing para atrair público ávido por comprar músicas para a loja da marca. Só que ele é irresistível

Átila Cavalcante

23/10/2003 (publicado originalmente no Jornal da Tarde)

Demorou, mas veio. O iTunes, programa da Apple (http://www.apple.com/) que, entre outras funções, grava CDs e DVDs, ripa CDs de áudio e dá acesso a um acervo de mais de 400 mil músicas para download pago – a US$ 0,99 cada – foi lançado semana passada para Windows.

Com o visual elegante e característico do Mac OS X Jaguar (sistema operacional dos Macintoshes), o iTunes também é conhecido por formar dueto com o iPod, o tocador portátil de música da empresa. O aparelhinho é compatível com Windows e tem capacidade máxima de 40 GB – suficientes para armazenar cerca de 10 mil músicas, segundo a Apple.

Apesar de o lançamento parecer uma surpresa, muitos críticos consideram que a Apple demorou para estender seus tentáculos para o mundo dos PCs. Por uma razão simples: como o programa só existia para Mac e ele é o único meio de acessar a loja virtual de músicas da empresa, seu mercado consumidor era restrito. Em outras palavras, quanto mais o tempo passava, mais a Apple perdia dinheiro.

O que se vê, então, não é o mero lançamento de mais um programa, mas a tática explícita da Apple – e de Steve Jobs, a cabeça-pensante da empresa – de conquistar um mercado imenso, tão grande quanto o número de computadores movidos a Windows XP e 2000 (com os quais o iTunes é compatível).

Com acervo de mais de 400 mil músicas e mais de 1 milhão delas vendidas em três dias para usuários Windows (14 milhões só para usuários de Mac desde o mês de maio), o único fator que ainda limita os planos da Apple de se tornar a “Amazon das músicas para download” tem a ver a geografia: pelo menos até o momento, apenas residentes nos Estados Unidos podem adquirir músicas.

Apesar de o foco principal da Apple ser o mercado de download de música paga, é difícil resistir ao iTunes. Mesmo aqui, no Brasil, onde não é possível comprar na loja de música. O software traz grandes novidades para os usuários de Windows. Uma delas é a utilização do AAC, formato de arquivo de som digital que tem tudo para desbancar, ou no mínimo rivalizar, o MP3.

Os arquivos AAC são menores que os de outros formatos e têm qualidade mais próxima do som original. E o iTunes não só ripa CDs (digitaliza as músicas dos CDs de áudio) nesse formato como dá a opção de converter para AAC os arquivos que já estão no micro. Como bom concorrente, oferece aos usuários mais xiitas a alternativa de ripar CDs em MP3 (basta ir até Edit, Preferences, Importing, Importing Using e escolher MP3 encoder).

As Smart Playlists são outra novidade para quem usa Windows. Em vez de organizar manualmente as músicas, você pode separá-las automaticamente de acordo com suas preferências. Por exemplo, se você quiser visualizar apenas suas músicas dos anos 60, vá até File, New, Smart Playlist e defina os critérios.

O arquivo para download ( www.apple.com/itunes/download) tem 19,5 MB e o iTunes consome aproximadamente 20 MB de RAM quando está em uso.

O iTunes permite transformar vários formatos em AAC, que deixa o arquivo mais leve e com melhor qualidade
atilac qui 23.out.2003 22:07:00

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