Por que um “oi” tão pesado?

Recebo todos os dias uns 3 emails de pessoas me dizendo oi – ou melhor, não só para mim, mas para uma porção de gente com quem divido espaço na lista de emails dessas pessoas.

A despeito do cumprimento, que agradeço e imagino ser com a maior das boas intenções, não consigo entender por que esses emails que só querem dizer “oi” são tão pesados. Já recebi alguns com mais de 300 Kb. Hoje mesmo recebi um de 197 Kb. O tamanho pode não ser nada pra quem tem conexão rápida, mas é uma batelada para a maioria dos usuários que vivem da conexão discada.

Para dar um “oi”, bastam 812 bytes. Esse é o peso de um email em formato texto (sem o lixo do HTML inútil) com a palavra oi no corpo e no assunto. Leve, simples e eficiente, que diz tudo o que deve ser dito a quem está recebendo: apenas um oi.

Não sei o que os manuais de netiqueta falam sobre isso, mas certamente deveriam incluir o item “não use mais do que o necessário para fazer algo”. E dar explicitamente o exemplo dos “ois” gordos, pesados e desnecessários.

Agora, com a limitação de tráfego imposta pelas grandes provedoras de acesso, o problema do peso dos arquivos nos emails virá à tona com mais força. Deixará de ser uma questão de netiqueta para virar uma questão econômica. Como os emails pesados vão comer muito do tráfego a que cada usuário tem direito, estes certamente escolherão não baixar as mensagens gordas para economizar dinheiro.

atilac qua 17.set.2003 13:04:00

Deixe seu comentário