A vida online antes de ontem
Antigamente, eu recebia muitos emails. Muitos mesmo. Não SPAM, porque isso não é email, é folheto de supermercado sujo. Eu recebia mensagens de amigos, e com muitos chegava até a bater papo por email. Era bacana.
Hoje, não. Quando não é corrente, é mensagem curtinha, sem graça, ou piadas. Aliás, piadas aos montes. Parece que o povo, com preguiça de escrever, pega piada e reenvia, só pra mostrar que tá vivo.
Mas o que estou dizendo? Eu também não tenho escrito pra ninguém. E tenho algumas possíveis explicações pra isso.
Em primeiro lugar, a preguiça. Putz, escrever dá trabalho, sempre, seja lá o assunto que você queira abordar. Aí acaba-se tentando escrever o menos possível, ou apenas nos lugares que você é obrigado a escrever. Pra não desgastar demais nem encher o saco.
E, em segundo, as consequências da pressão de TER de escrever. No trabalho, acontece muito isso comigo. Tenho de escrever em momentos e sobre assuntos sobre os quais muitas vezes não quero (naquele momento). Mas sou obrigado. E isso é foda. É como ter de correr ou comer sem você sentir a mínima vontade ou um mínimo de motivação ou fome. Acabo tendo de empurrar goela abaixo, com o dedo, pra dizer que comi. Isso desgasta. Depois, quando chego em casa, acabo abominando o teclado. Escrevo muito pouco aqui, e acabo fazendo coisas que dispensam a escrita, como mexer no Photoshop ou no Corel (nos quais tento botar pra fora a criatividade que me falta).
Também fico fazendo cálculos de gastos e projeções sobre o que tenho e faço, prentendo ter e fazer e preciso fazer pra ter e fazer (deu pra entender?). Fora isso, converso um pouquinho por ICQ, mas ultimamente não tenho tido saco de bater papo. Aliás, faz MESES que o saco pra isso sumiu. Da mesma forma que faz anos que não entro em um chat. Não consigo. Acho idiota e não tenho paciência pra isso (paciência que também evaporou pra jogar videogame).
Tudo isto me faz perguntar: será que estou me tornando chato e um velho ranzinza e cri-cri? Ou será que isso é uma conseqüência natural para quem trabalha com Internet e passa o dia todo no computador? Espero que seja a segunda opção, o que de qualquer forma não vai me deixar mais feliz, mas pelo menos não vai me deixar com a sensação de que essa falta de paciência e saco é algo imutável.